Treinamento para árbitros de futebol – Teste FIFA

Falaremos especificamente sobre a preparação física para a aprovação no teste físico exigido para todos que pretendem se tornar árbitros. A FIFA estabeleceu um teste com padrão mundial para classificar os árbitros como aptos ou inaptos. O teste consiste em 2 momentos. No primeiro cada árbitro deve realziar 6 tiros de 40 metros, com intervalo de 1’30” entre os tiros, sendo que cada tiro deve durar no máximo 6,2 segundos (para cada nível de arbitragem exige-se um tempo máximo diferente). No segundo momento, são 20 tiros de 150m e cada tiro deve ser feito em 30 segundos para os homens e 35 para as mulheres. Num intervalo de 40 segundos, deve ser percorrida a distância de 50m. (veja vídeo dos árbitros em São Paulo – You Tube)

Os testes exigem uma condição física muito boa, explorando a explosão muscular, velocidade, e resistência de velocidade. É importante ressaltar que na prática da partida de futebol a exigência física é um pouco diferente, visto que algumas avaliações do desempenho de árbitros durantes partidas de futebol têm demonstrado que os mesmos correm em média mais de 10 quilômetros por partida e realizam tiros de no máximo 70 metros.

Descreveremos a seguir alguns treinamentos específicos para o teste citado acima. É importante ressaltar a importância de uma boa coordenação motora e uma base muscular bem preparada. Caso o sujeito seja um iniciante, deverá passar por treinos de coordenação e técnica de corrida, e começar com treinos contínuos de 20 a 40 minutos pelo menos 3 vezes por semana. Treinos de força, como saltos também serão importantes.

No início uma boa pedida são os treinos de Fartlek, de preferência com estímulos aproximados do tempo do teste, ou seja, fazer trechos de 25 a 40 segundos numa intensidade alta, com recuperação de 30 a 50 segundos.
Outra opção são treinos semelhantes ao teste, variando um pouco a distância e os intervalos,
ex. 1: 20 tiros de 100m (20 segundos cada) com intervalo de 40 segundos.
ex. 2: 10 tiros de 40m (5-7 segundos) com intervalo de 1’30”.
ex. 3: 10 tiros de 200m (40-45 segundos cada) com intervalo de 1 minuto.

Uma recomendação interessante são os treinos em formato de pirâmide, que podem ser feitos com a distância variando e mantendo-se um intervalo fixo, ou então com distância e intervalos variando.
ex. 1: tiros de 50m – 100m – 150m – 100m – 50m, com intervalo de 30 segundos (5 à 10 repetições).
ex. 2: tiros de 100m – 150m – 200m – 150m – 100m, com intervalo de 40 segundos (4 à 8 repetições).
ex. 3: tiros com intervalo variando, 50m (30s) – 100m (35s) – 150m (40s) – 200m (1′) – 150m (40s) – 100m (35s) – 50m.

Numa sequência de trabalho, caso o sujeito sinta que o treino está fácil, poderá fazer sessões como essas descritas acima em sua capacidade máxima, podendo realizar tiros de 200m abaixo de 30 segundos por exemplo. Nestes casos, indicamos que o intervalo seja sempre maior que o estímulo, de preferência com cerca de 1 minuto.

Sujeitos com boa condição física, ou que realizarem esses treinamentos regularmente, terão tranquilidade para passar no teste.
Para quem pretende seguir esse caminho, os treinos serão um companheiro inseparável. Boa sorte.

Autor: Prof. Gustavo Nogas
Equipe G5 Esportes / Curitiba Run

About these ads

Sobre g5esportes

Empresa de organização esportiva, assessoria esportiva e arbitragem. Curitiba-PR.
Esse post foi publicado em Arbitragem, Assessoria, Corrida, Notícias e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Treinamento para árbitros de futebol – Teste FIFA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s